Dia de São Luiz Gonzaga

21 de junho de 2020

Dia de São Luís Gonzaga padroeiro de nossa comunidade da Cachoeira.

O pai sonhava em torná-lo um corajoso soldado e um príncipe sábio. Feito pajem de honra em Florença, Luís constatou a corrupção a corrupção da corte. A sua reação foi se consagrar a Deus com voto de castidade com 10 anos de idade, na Igreja da Anunciação.

Aos 12 anos recebeu a primeira comunhão das mãos de são Carlos Borromeu. Enquanto rezava diante da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho se sentiu inspirado a se tornar jesuíta.

Entro para o noviciado dos jesuítas permanecendo 6 anos e teve como diretor espiritual são Roberto Belarmino. Recebeu as ordens menores na Igreja de São João de Latrão. Se preparava para receber o sacerdócio, sonhando com as missões e o martírio.

Ele foi chamado para Roma, a fim de completar os estudos de teologia, o que lhe deu muita alegria.

Em 1591, Roma foi assolada por uma epidemia de peste. Os jesuítas abriram um hospital para atender a população sofredora. Muitos membros da Ordem, inclusive o noviço Luís Gonzaga, ali trabalharam. Ele cuidava da vida espiritual dos doentes, exortando-os e instruindo-os na fé. Com extremo carinho, lavava e ajeitava os internados; exercia os serviços mais humildes. Na ocasião, vários padres foram vítimas da peste, entre eles Luís, que contraiu a doença carregando nas costas até o sanatório um doente que encontrou na rua.

Luís Gonzaga recuperou-se da doença, mas, muito enfraquecido, adquiriu uma febre persistente, que em alguns meses o deixou em estado de extrema fraqueza. No dia 21 de junho de 1591, entregou sua alma a Deus. Tinha apenas 23 anos de idade.

Suas relíquias repousaram na Igreja de Santo Inácio, em Roma, e ele foi canonizado em 1605, apenas 14 anos após sua morte.

São Luís Gonzaga é Patrono da Juventude, por sua tenacidade e perseverança em perseguir o ideal de santidade, desde a mais terna idade.

São Luís faleceu no dia 21 de junho de 1591.

Participe da santa missa em honra a São Luiz hoje às 19h, na cachoeira do Bom Jesus.

Oração

Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes no jovem Luís Gonzaga a prática da penitência e admirável pureza de vida. Concedei-nos, por seus méritos e preces, imita-lo na penitência, se não seguimos na inocência. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Rua Intendente João Nunes Vieira, 1529 - Ingleses, Florianópolis / SC
pscjingleses@hotmail.com  |  Tel: (48) 3207 - 4692  |  WhatsApp +55 (48) 98870 - 6786

©2020 PSCJ - Paróquia Sagrado Coração de Jesus

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon