top of page

O Hábito de Reclamar

Infelizmente, na vida do cristão esse não é um assunto novo e ele já foi bastante explorado na Palavra de Deus.

Mas, porque continuamos tão reclamões e não deixamos de lado a murmuração, mesmo depois de tanto tempo “servindo, conhecendo” Jesus?


A palavra murmuração segundo o dicionário significa: dizer em voz baixa; falar contra alguém ou algo; dizer mal; maldizer; conceber mau juízo; conversar difamando ou desacreditando; soltar queixa; apontar faltas; censurar ou repreender disfarçadamente em voz baixa.


A Bíblia se refere aos israelitas que tinha o péssimo hábito de murmurar, especialmente na época do êxodo. A murmuração revela o baixo nível de espiritualidade do murmurador, sua falta de gratidão, sua falta de respeito, sua falta de sabedoria, sua falta de fé.


A murmuração pode levar um grupo, uma comunidade à destruição. O murmurador nunca está contente com as decisões, com o outro, com aquilo que é feito. A intenção da murmuração é a perdição e ruína, sendo semente do próprio demônio que semeia no coração daqueles que não querem ser humildes e não se dobram ao louvor.


Lembre-se do povo de Deus no deserto que só murmuravam contra Deus e Moisés. Deus teve de esperar toda a raça de murmuradores morrerem, para entrar na terra prometida, por isso ficaram quarenta anos no deserto até o último murmurador morrer para a nova geração entrar na terra que Deus tinha prometido.


Murmuraram contra Moisés e Aarão... (Nm 14). Troque a murmuração, reclamação pelo louvor! Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade (Ef 4,17-24).


Dom Bosco certa feita, teve um sonho: viu uma linda plantação. Mas quando se aproximou das folhas, ele viu que tinha uma ferrugem. Deus falou que isto era a murmuração. Dom Bosco questiona: “o que fazer agora”. Deus respondeu: “com a murmuração não há outro jeito. É preciso exterminar!” e acordou do sonho. Foi daí que começou a aplicar o ensinamento de que precisamos sempre: “pensar bem de todos, falar bem de todos e querer bem a todos”.


Precisamos reconhecer nossas fraquezas, voltar nosso coração para Deus e deixá-lo ser o Senhor. Pare de murmurar! Assuma o louvor na sua vida. Isto é buscar o amor de Jesus em profundidade.

Pe. José Torquato


Em tempo

  • A decoração nas Igrejas no tempo da quaresma deve ser modesta ou nula. Este gesto nos ajuda a esvaziar o coração para preenchê-lo com a Palavra, que é luz para os nossos passos.



  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page