Campanha da Fraternidade 2022

Cartaz Oficial

Objetivo Geral

Promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.


Objetivos Específicos

Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.

  1. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.

  2. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.

  3. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.

  4. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.

  5. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.

  6. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

“...a Campanha da Fraternidade nos convoca a refletir sobre os fundamentos do ato de educar...” (Apresentação - Texto Base CF 2022)

“a Campanha da Fraternidade nos recorda que educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade. Afi nal, como nos ensina o conhecido provérbio de origem africana, ‘é preciso uma aldeia para se educar uma criança’.” (Apresentação – Texto Base CF 2022)

“A realidade da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos. Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e para a cidadania.” (Texto Base CF 2022, nº 5)

“Somos convidados a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos a fim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz. A educação é um indispensável serviço à vida. Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade.” (Texto Base CF 2022, nº 6)


ESCUTAR

Na dinâmica dialógica, a escuta do outro e de sua realidade é fundamental.

Quais frutos da escuta?

  • A pandemia da covid-19 pode nos dar lições e despertar compromissos;

  • Refletir sobre projeto de vida e projeto de sociedade (Casa Comum, Economia de Francisco e Clara, Laudato Si’, Frateli Tutti);

  • construir o novo; cultura do encontro; Formação humana; fraternidade e a amizade social;

  • A Educação formal no Brasil, A Educação Básica, Educação Superior, Educação Católica; - Professores e gestores em sua missão de educadores;

  • Refletir o Ensino Religioso;

  • Quais outros contextos educativos? Educação popular; Educação social... Quais outros cenários?

DISCERNIR

Elementos primordiais para Educar NA fé e Educar PARA o diálogo, no seguimento de Jesus Cristo, Mestre e Educador, como discípulos missionários. Um itinerário metodológico. Um grande PPP!


AGIR

Passos e metas!

Um projeto de vida como fonte para uma nova sociedade!

O Pacto Educativo Global.

Educar para um novo humanismo.

Educar é iniciar processos

Avaliar o compromisso com a Educação.


“O testemunho de uma Igreja missionária é o princípio que qualifica o anúncio do Evangelho e a torna capaz de propor aos homens e mulheres de boa vontade um novo aprendizado: educar é um ato de esperança no ser humano. É contribuir para que cada pessoa, cada discípulo missionário de Jesus Cristo ofereça o melhor de si a Deus, ao próximo, à Igreja e à sociedade. Educar com sabedoria e amor é estimular o cuidado pela vida, desde a concepção, passando pelo fim natural, até a eternidade. Convictos do poder transformador da educação pedimos: Senhor, ajudai-nos a criar um mundo novo!” (Texto Base CF 2022, nº 222)

“Uma educação humanizada não pode limitar-se a fornecer um serviço de formação, mas também cuidar dos seus resultados no horizonte das capacidades pessoais, morais e sociais dos participantes no processo educativo. Não pede simplesmente ao professor para ensinar e ao aluno para aprender, mas exorta cada um a viver, estudar e agir de acordo com as premissas do humanismo solidário.” (Texto Base, nº 227)

“Não há dúvidas de que a qualidade da educação depende da participação de todos os atores envolvidos em um clima de apoio e solidariedade. Avaliar o esforço e o compromisso com a educação no lugar onde moramos é um passo importante para construir caminhos novos que conduzam a uma educação de qualidade.” (Texto Base, nº 269)


Oração da Campanha da Fraternidade 2022


Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva. Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos e de esperança no ser humano.

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço, e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor! Permitais que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.

Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém. Fraternidade e Educação “Fala com sabedoria, ensina com amor”. (cf. Pr 31,26) Amém.


HINO DA CAMAPNHA 2022


É tarefa e missão da igreja Boa nova no amor proclamar No diálogo com a cultura Para a vida florir, fecundar O que em redes se vai construir E a pessoa humana formar


Quando o anseio do conhecimento Ultrapassa barreiras, fronteiras Se destaca o ensinamento Oriundo da fé verdadeira Que nos faz nesta ação solidários Para o bem, condição que é certeira


E quem fala com sabedoria É Aquele que ensina com amor Sua vida em total maestria É pra nós luz, caminho, vigor


Educar é atitude sublime Que prepara a vida futura Compreendendo o presente, pensamos Ensinar é proposta segura Para, enfim, destacar-se a atitude Dos que em Cristo são nova criatura


O convívio em níveis fraternos Traz em nós o sentido discreto Na harmonia com os seres viventes E no agir, o equilíbrio completo Consigamos também aprender E educar para o amor e o afeto


E quem fala com sabedoria É Aquele que ensina com amor Sua vida em total maestria É pra nós luz, caminho, vigor


O caminho nos quer convertidos Mergulhar no mistério profundo Para que em Sua páscoa busquemos Compaixão no cuidado com o mundo Conformados em Cristo seremos Aprendizes do dom tão fecundo


Quando a plena mudança atingir Relações tão humanas, libertas Novos rumos em redes seremos Gerações solidárias e abertas Na esperança de rostos surgirem Assumindo missões tão concretas


E quem fala com sabedoria É Aquele que ensina com amor Sua vida em total maestria É pra nós luz, caminho, vigor


E na casa comum que sonhamos Onde habitam cuidado e respeito Educar é o verbo preciso A cumprir neste chão grandes feitos Para o mundo poder imitar Quem na vida é o Mestre perfeito


Pedagogicamente é preciso Escutar, meditar, compreender Para que aprendamos com o Cristo O caminho da cruz percorrer E na escola da Sua existência O evangelho seguir e viver


E quem fala com sabedoria É Aquele que ensina com amor Sua vida em total maestria É pra nós luz, caminho, vigor





  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon