Fique por Dentro


Neste Ano de São José, para encerrar este ano, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus está promovendo um retiro espiritual meditando as Virtudes do pai putativo de Jesus, "Ide à José", conforme o que está escrito no livro de Gn 41, 55. São José pode nos ensinar hoje e como as virtudes que ele viveu de forma tão extraordinária podem inspirar-nos a percorrer o caminho de santidade ao qual todos somos chamados.

Contará com a pregação de Irmã Meri.

Acontecerá no dia 20 de novembro na casa de retiros Nossa Senhora de Lourdes em Angelina.

As inscrições são feitas nas secretaria paroquial e irão até dia 10 de Novembro. As vagas são limitadas.



Em 2023 será realizada a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O Papa Francisco abre, nos dias 9 e 10 de outubro, em Roma, a primeira fase do processo de escuta do povo de Deus nas dioceses do mundo inteiro.


A Arquidiocese de Florianópolis viverá com intensidade a abertura do Sínodo, com noites de formação online, tríduo celebrativo nas paróquias e a missa de abertura presidida pelo Arcebispo Metropolitano, na Catedral.

No dias 6, 7 e 8 de outubro, a Coordenação de Pastoral, junto com a FACASC, preparou três noites de formação em preparação para a abertura do Sínodo 2023. O evento será online, transmitido pelo Facebook e pelo Youtube oficiais da Arquidiocese, sempre a partir das 20h. Os temas para cada noite serão, respectivamente, “Sinodalidade e Comunhão”, “Sinodalidade e Participação” e “Sinodalidade e Missão”.

Confira a programação: 6 de outubro – 20h | Tema: “Sinodalidade e Comunhão” Mediador: Pe. Rafael Aléx Lima da Silva Assessor: Felipe Koller

7 de outubro -20h | Tema: “Sinodalidade e Participação” Mediador: Pe. Pedro Paulo das Neves Assessora: Célia Soares de Souza

8 de outubro – 20h | Tema: “Sinodalidade e Missão” Mediadora: Silvia Togneri Assessor: Pe. Ademir Eing

As paróquias estão convidadas a vivenciar com intensidade a abertura do Sínodo com um tríduo celebrativo nas comunidades, de 13 a 15 de outubro. No site da Arquidiocese, já estão disponíveis três roteiros para as celebrações, com sugestões de comentário, texto para a liturgia, oração dos fiéis e a oração do Sínodo.

Finalmente, no dia 17 de outubro, domingo, haverá a celebração na Catedral Metropolitana, às 15h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, para marcar a abertura da fase diocesana. A missa contará com a participação dos Vigários Forâneos e um representante de cada paróquia.

Saiba mais sobre o Sínodo 2023 na Arquidiocese de Florianópolis: https://bit.ly/2YmdD4B.


Fonte: https://arquifln.org.br/noticias/facasc-e-arquidiocese-de-florianopolis-promovem-formacao-sobre-o-sinodo-2023/




  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon